quinta-feira, 3 de abril de 2008

Sobre a mentira

Aprendemos desde criança (quando ficamos mais velhos ensinamos) que não devemos mentir.

Em casa, na escola, na igreja. A lição é sempre a mesma: não mentir.

Nos Dez Mandamentos a mentira é falso testemunho. "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo".

E por que diabos criaram o Dia da Mentira?

Talvez seja porque ninguém vive sem mentir.

Atire a primeira pedra quem nunca mentiu.

Não estou fazendo apologia à mentira tampouco falando de grandes mentiras, aquelas prejudicam as pessoas.

Só que uma pequena mentira (se é que se pode medir) é uma mentira.

Li em algum lugar que essas "mentirinhas" são pontos de equilíbrio do mundo.

Em parte eu concordo. Não dá pra ser um super-sincero, falar sempre a verdade. Afinal como diz meu amigo DBrito “certas verdades parecem grosserias”.

Já imaginou uma mulher chegar e dizer:

- Ave Maria, eu tô muito gorda, num tô?

Dificilmente alguém vai responder na bucha:

- Tá.

Mesmo sendo uma gorda que te fez a pergunta você prefere:

- Queéééééé iiiiiiiiissooo! É impressão. Você está apenas um pouco mais forte.

É uma mentira. Mas uma mentirinha necessária. Se falar a verdade pode rolar discussão, causando um desequilíbrio.

Existem outras situações.

- Ah, sou muito feia por isso não tenho namorado. Eu num sou feia?

- Nã... nã... não. São os homens que ainda não conseguiram enxergar você.

Dificilmente alguém vai ter coragem de falar que é.

E mais:

- Você está demorando a comer. A comida está muito ruim não é?

O pior é que tá ruim mesmo. Mas não dá pra falar a verdade quando se é convidado para almoçar na casa de alguém.

A solução é mentir.

- Nããããããooo. Está uma delícia. É que ultimamente estou sem apetite pra tudo. Até tomando remédio, uma vitamina, eu estou.

O problema da mentira é que quando se conta uma é preciso dizer outras para justificar a primeira.

A gordinha sempre vai te procurar para saber se continua gordinha. E será preciso mentir de novo. Da mesma forma será com a feinha.

Pior é a comida. A pessoa que te convidou vai preparar o mesmo prato para o próximo almoço.

Nesse caso, em vez de mentir, talvez seja melhor dizer que não gosta do prato e evitar o “bis” no almoço seguinte.

Nenhum comentário: